AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO MÓDULO DE NEFROLOGIA DO CURSO DE MEDICINA - UFC

Autores

  • Lucas Lobo Mesquita
  • Lucas Fernandes Ferreira
  • Giovanna Karen Colares de Menezes
  • Gabriel Gomes Lobo Barros
  • Renan Mourão Ribeiro
  • Elizabeth de Francesco Daher

Resumo

Introdução: O módulo de Nefrologia é de substancial importância para a formação médica, uma vez que proporciona aprendizado teórico-prático em diversas patologias prevalentes na população brasileira. Entretanto, ainda não se sabe ao certo como os acadêmicos de medicina da UFC avaliam esta disciplina, bem como quais atividades do módulo e referências bibliográficas são consideradas por estes as mais relevantes para o seu aprendizado. Objetivos: Identificar as principais fontes de conteúdo teórico utilizadas pelos acadêmicos durante o módulo de nefrologia. Classificar quais atividades do módulos os estudantes julgam como mais relevantes para seu aprendizado. Avaliar o papel das monitorias no aprendizado dos alunos. Métodos: Quarenta e sete estudantes do sexto semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará foram selecionados aleatoriamente para responder um questionário anônimo de 7 perguntas objetivas. Tal questionário foi disponibilizado na internet utilizando a plataforma Google Formulários. Resultados: De um total de 47 estudantes, 18 (38,3%) consideram o módulo excelente, enquanto 21 (44,7%) o consideram bom. Em uma escala de 1 a 5, onde 5 representava "tive aprendizado máximo durante o módulo" e 1 representava "aprendi muito pouco durante o módulo", 22 alunos (46,8%) responderam nota 4 e 15 (31,9%) deram nota 3. As atividades consideradas que mais contribuíram para o aprendizado durante o módulo foram, em ordem decrescente: ambulatórios, estudo em casa, aulas teóricas e monitorias. Trinta e dois (68,1%) dos acadêmicos utilizaram apostilas de cursinho para concursos de residência médica como sua principal fonte de estudo. Conclusão: A maioria dos estudantes do módulo de nefrologia, apesar de avaliar positivamente o módulo, não considera que obteve aprendizado máximo durante a disciplina. Novos estudos são necessários para avaliar mais profundamente o impacto das monitorias e aulas teóricas no aprendizado durante o módulo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência