AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA ATRAVÉS DA REEDUCAÇÃO PARA REPRESENTAÇÃO CORRETA DE EQUAÇÕES QUÍMICAS.

Autores

  • Jair Matheus Carvalho Chaves
  • Maria de Fátima Lopes Fernandes
  • Maria Mozarina Beserra Almeida
  • Antonio Carlos Magalhaes

Resumo

A grande maioria dos alunos dos cursos onde estão inseridas disciplinas de química tem um grande déficit na escrita das equações químicas. Os motivos para isto tem várias origens no ensino médio e até no próprio nível superior, a falta de orientações e uso de computadores/ celulares deixaram os alunos “preguiçosos” no instante de representar corretamente as equações químicas. Neste contexto se inserem além da grafia incorreta de elementos e compostos, a própria nomenclatura destes, dificultando seu aprendizado na parte prática e teórica das disciplinas. Particularmente na análise química qualitativa, o aluno tem uma grande chance de reduzir esta deficiência pois o associativismo da teoria e prática lhe confere um grande e sólido aprendizado. Para tanto antes de se iniciar a disciplina de análise qualitativa, foi feito um teste de sondagem, onde se buscou verificar as reais deficiências e em cima desta análise preliminar, focou-se em uma atividade extraclasse para exercitar a representação correta destas equações. O monitor com o auxílio do professor, realizou uma aula de exercícios onde o próprio aluno buscou identificar seus erros, refazendo o teste de sondagem. Para efeito de comparação utilizou-se a nota de determinada questão de prova teórica/prática de semestres anteriores com questão de idêntica natureza em 2019.2. Preliminarmente verificou-se que muitos alunos sabiam escrever as equações propostas, porém com muitos erros primários de grafia que influenciariam certamente em baixo rendimento. Após comparação dos resultados com semestres anteriores, verificou-se que houve um pequeno ganho em termo de nota, porém muito aquém do desejado para alunos deste nível. Qualitativamente os resultados foram satisfatórios, porém verificou-se que é necessário se investir em mais atividades desta natureza para que seu aprendizado esteja em nível aceitável para representação correta de equações químicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência