AVALIAÇÃO DO TRABALHO “UMA ABORDAGEM COM O CINEMA” COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PSICOFARMACOLOGIA

Autores

  • Layla Alves Araujo
  • Francisca Cléa Florenço de Sousa
  • Francisca Clea Florenco de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino na disciplina de psicofarmacologia objetiva a compreensão da utilização de psicofármacos no tratamento de indivíduos com transtornos mentais e temas relacionados. Diante da complexidade dos conteúdos estudados e da importância de garantir a efetiva compreensão destes, uma das ferramentas utilizadas como avaliação dos conhecimentos adquiridos é a apresentação de seminários. Desta forma, os alunos, divididos em equipes, escolhem um filme relativo a um transtorno mental específico e apresentam em sala de aula. Dentre os critérios que integram a apresentação, incluem-se os aspectos principais do filme, transtorno mental, tratamento e abordagem multiprofissional. Objetivo: Verificar a perspectiva dos alunos quanto à validade do trabalho “uma abordagem com o cinema” como ferramenta avaliativa e de ensino-aprendizagem na disciplina. METODOLOGIA: Os discentes matriculados nos semestres 2019.1 e 2019.2 foram submetidos a um questionário online, composto por seis questões fechadas, sobre a percepção dos mesmos quanto ao trabalho proposto, havendo um total de 37 respondentes. RESULTADOS: 73% dos alunos avaliados consideram que os seminários contribuíram bastante para o seu aprendizado; 100% pensam que os filmes selecionados são coerentes com os conteúdos abordados na disciplina; 73% julgam que o assunto Esquizofrenia/Psicoses foi o que mais agregou conhecimento; 89,2% afirmam que houve tempo suficiente para as apresentações; 67,2% concordam totalmente com os critérios adotados para avaliação; e, por fim, 97,3% acham que a atividade deve permanecer nos semestres posteriores. CONCLUSÃO: Constata-se a validade da metodologia apresentada como ferramenta auxiliadora do ensino-aprendizagem na disciplina. A associação do seminário, onde o aluno é protagonista do seu aprendizado, com o vasto repertório audiovisual já produzido sobre saúde mental permitem adquirir conhecimentos de forma igual ou até mais efetiva que a maneira clássica de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência