AVALIAÇÃO DO USO DE FLAHSCARDS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO MÓDULO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Daniel Ponte Frota
  • Ana Luiza Viana Pequeno
  • Karla Oliveira da Silva
  • Guilherme Pinho Mororó
  • Yuri Medeiros Bezerra
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

Introdução: O primeiro registro de uso de flahscards como método de ensino data de 1834. Dessa data até o momento esse método se popularizou e se diversificou, podendo ser utilizado hoje em diversas plataformas tais como Aniki® e Quizlet®. Numa sociedade que cada vez mais perde a habilidade de foco, utilizar flashcards como método de ensino pode ser uma alternativa complementar eficaz em conjunto com a aula expositiva. Objetivos: Avaliar a eficácia do uso de flashcards como método de ensino no módulo de farmacologia clínica. Metodologia: Foram elaborados flashcards sobre o tema Insuficiência Cardíaca e postados em uma página no Instagram. A sala de 85 pessoas foi dividida em 2 grupos, um com 41 alunos com acesso aos flashcards por 3 dias e outro com 44 alunos sem acesso. Foi aplicada uma prova com a turma sobre o tema e o desempenho de cada aluno foi avaliado. Resultados: Em uma escala de 0 a 10 para as provas, a média dos 41 alunos que realizaram os falshcards foi de 7,13±1,77(desvio-padrão), com mediana de 7,5 em relação a 6,56±1,92 com mediana 6,25 dos que não fizeram. De todos os alunos apenas 3 obtiveram a nota máxima na prova (dez), ambos realizaram os flashcards. No total 37 alunos da turma obtiveram notas abaixo da média (sete), destes 14 eram do grupo que realizaram flashcards e 23 eram do grupo que não realizaram e a média dessas notas foi de 5,26±1,56 no primeiro grupo em relação a 5,10±1,50 do segundo grupo com ambas as medianas de 6,25. A menor nota da turma foi 2,5, com 5 alunos obtendo essa nota, desses, 4 não fizeram flashcards e 3 fizeram. Conclusão: Notou-se que os alunos que realizaram os cards por 3 dias tiveram um desempenho médio melhor em relação aos demais, além de obterem mais notas máximas e menos notas mínimas em relação ao grupo controle. Concluiu-se que os flashcards podem ser uma ferramenta eficaz no aprendizado dos estudantes embora sejam necessários estudos mais elaborados para confirmação da real influência desse método de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência