AVALIAÇÃO DO USO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE (TEAM BASED LEARNING – TBL) NA DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA I, FARMÁCIA
Resumo
Introdução: A sociedade contemporânea enfrenta constantes transformações advindas da evolução tecnológica e das inovações. Com isso, faz-se necessária também mudanças nos métodos de ensino. A aprendizagem baseada em equipe (Team based learning - TBL) consiste em uma estratégia educacional para que o aluno se torne agente ativo de sua aprendizagem e pode ser usada com grandes classes de estudantes divididos em pequenos grupos. Objetivo: Avaliar a contribuição da metodologia TBL na aprendizagem da disciplina Farmacognosia I. Metodologia: Foi realizada a metodologia de aprendizagem baseada em equipe, seguida da aplicação de questionários de avaliação do método. O critério de inclusão utilizado foi ser aluno da disciplina de Farmacognosia I - código SI0245, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com matrícula regular e o critério de exclusão foi estar ausente na data de realização da atividade. Resultados e discussão: De 50 alunos matriculados na disciplina Farmacognosia I no semestre 2019.1, 42 responderam ao questionário. Já no semestre 2019.2, de 50 alunos matriculados, 37 participaram, totalizando 79 participantes da pesquisa. Onde 62% dos alunos classificaram o método TBL como excelente. O nível de aprendizagem com o TBL foi considerado de bom a excelente por 93,7 % dos estudantes. Em relação ao aprendizado, 60,8% dos estudantes consideraram o TBL um método interativo, dinâmico e com melhor aprendizado em relação às aulas expositivas. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que o método contribuiu de maneira efetiva para a aprendizagem dos alunos, por favorecer a busca ativa dos estudantes pelo conhecimento ao invés de apenas receber de forma passiva. Os dados obtidos foram corroborados com estudos anteriores, que também demonstraram a eficiência do TBL como modelo de ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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