AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE METODOLOGIAS USADAS A DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA: CASOS CLÍNICOS E MATERIAL DE SALA DE AULA.
Resumo
O Ensino Superior tem passado por mudanças, tendo em vista o enfrentamento de maiores dificuldades, por parte dos acadêmicos, na compreensão de determinados conteúdos. O processo de ensino tem sofrido modificações no decorrer do tempo, essas mudanças refletem na forma de ensino. O modo de explicação do professor nem sempre é compreendido pelos alunos. É daí que surge a necessidade do emprego de novas metodologias que despertem o olhar crítico dos alunos, sendo um método eficaz de aprendizado, visando consolidar o conhecimento adquirido e aumentar o interesse do aluno pela área estudada, mostrando sua aplicabilidade em situações corriqueiras, assim facilitando a visualização da teoria. Este trabalho objetiva mostrar as contribuições do uso de casos clínicos como metodologia ativa na sala de aula e nos encontros de monitoria da disciplina de Imunologia Aplicada, aplicados a estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Foram selecionados casos clínicos sobre assuntos abordados no conteúdo programático da disciplina, realizando as atividades no período de março a novembro de 2019. Com os casos clínicos selecionados, criou-se uma apostila de material de sala de aula, junto de alguns exercícios sobre os temas selecionados. Junto, também foram empregados estudos dirigidos. Ao fim dos semestres, os alunos responderam um formulário de avaliação das metodologias usadas. 93,3% dos alunos consideraram os estudos dirigidos e os casos clínicos como ferramentas facilitadoras da compreensão do conteúdo abordado em sala de aula. Em relação a apostila de material de sala de aula, 93,3% dos alunos responderam que esta foi uma ferramenta auxiliar aos estudos, sendo que 33,3% avaliaram o material como excelente, 46,7% como ótimo e 20% como bom. Conclui-se então que o uso de casos clínicos como metodologia ativa é uma ferramenta válida de problematização do conteúdo, facilitando a compreensão pelo aluno.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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