AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE INGRESSANTES DO CURSO DE MEDICINA SOBRE ASPECTOS DA NORMATIZAÇÃO DA ÉTICA MÉDICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ricardo Sammuel Moura Lima
  • Renato Evando Moreira Filho
  • Júlia Araújo Quinderé
  • Virginia Brasil Dantas Feitosa
  • Letícia Cavalcante Campos
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

INTRODUÇÃO: A fundamental inclusão de aspectos éticos e humanísticos na grade curricular do curso de Medicina é feito, na Universidade Federal do Ceará (UFC), já no primeiro semestre. É evidente, porém, que a falta de divulgação desses aspectos nos grandes meios de comunicação e o senso comum conferem uma dificuldade a esse ensino, uma vez que muitos desses alunos possuem uma visão prévia deturpada acerca dos processos envolvidos na apuração de ilicitudes éticas no âmbito profissional. OBJETIVOS: Avaliar os conhecimentos prévios de recém-ingressos no curso de Medicina da UFC quanto às normas que regem a ética médica no Brasil. METODOLOGIA: Esse foi um estudo de abordagem quantitativa, transversal e descritivo envolvendo os estudantes recém-ingressos no curso de Medicina da UFC, participantes do módulo de Desenvolvimento Pessoal 1, em período anterior às aulas acerca do tema. Foi aplicado um questionário com 5 questões acerca da normatização da ética médica no Brasil, denominadas Q1 a Q5. Os dados são apresentados em frequências simples, médias e desvio padrão. RESULTADOS: Foram analisados 65 alunos, cuja média de acertos foi de 55,69% (± 22,50%). A questão com maior percentual de acertos foi a Q1, que tratava da instituição que regulamentava a ética médica no Brasil, com 81,5%. Já a questão com o menor índice de acerto foi a Q2, com apenas 33,8% de respostas corretas, tratando da primeira fase do processo após denúncia ética. As questões Q3, Q4 e Q5 tiveram percentuais de acerto relativamente próximos, com, respectivamente, 53,8%, 55,4% e 53,8%. CONCLUSÃO: A baixa média de acerto das questões propostas revela uma insuficiência quanto à informação acerca do tema entre os recém-ingressos, suprida no currículo ao satisfazer o projeto pedagógico do curso. Isso é um reflexo da pouca educação da sociedade acerca dessa área, sendo necessárias ações que promovam um maior entendimento dos cidadãos acerca dos processos relacionados com a normatização da ética médica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência