AVALIAÇÃO DOS DISCENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE VÍDEOAULA COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Vanessa de Lima Nepomuceno
  • Monalisa Vasconcelos de Oliveira
  • Raquel Farias Carneiro
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

As aulas teóricas expositivas compreendem uma metodologia tradicional de ensino, observa-se que novas ferramentas de ensino sejam uma forma enriquecedora para o processo de ensino e aprendizagem, entre elas podemos citar as vídeos aulas, como um método que alia o conteúdo teórico ao prático. O Objetivo deste trabalho é avaliar a opinião dos alunos sobre a utilização de vídeo aulas durante as aulas práticas da disciplina de prótese parcial removível. Para isso foi aplicado um questionário presencial para os alunos matriculados no semestre letivo de 2019.2. Dos 42 alunos matriculados, 26 responderam o questionário, 100% deles consideraram importante a utilização de recursos áudios visuais nas aulas; destes 19 alunos acham que as vídeos aulas favorecem o aprendizado e 7 não souberam responder; todos acharam que essa ferramenta tornaria as aulas práticas melhores; todos consideraram delineamento como um assunto para ser abordado; em relação a duração do vídeo, 12 alunos acharam que um vídeo de curta duração seria apropriado, 12 alunos preferiram de média duração e apenas 2 optaram por um de longa duração. Entre os outros temas sugeridos estão planejamento, fundição e técnicas de moldagem. Portanto, observou-se que houve uma boa aceitação da ideia pelos alunos, para implementação dessa ferramenta nas aulas práticas da disciplina nos semestres seguintes, com intuito de enriquecer o processo de aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência