AVALIAÇÃO DOS MONITORANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS ESTUDOS DIRIGIDOS (ED'S) COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPEUTICA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA (CFTO).

Autores

  • Maria Fernanda Mendonca de Sousa
  • Milena Soares Bulcão
  • Gabriel Peixoto Leao Almeida

Resumo

Introdução: O estudo dirigido é uma ferramenta do processo pedagógico que tem como funções principais a de consolidação dos conhecimentos por meio de exercícios e a busca da solução dos problemas que os alunos possam resolver de maneira criativa e independente. Objetivo: Investigar a percepção dos alunos do módulo de CFTO sobre os ED disponibilizados na monitoria. Métodos: Estudo transversal. A amostra consistiu em alunos do módulo de CFTO. Os dados foram coletados via formulário online de tópicos 1) aderência/satisfação; 2) Relevância;3) Conteúdo 4) Suporte e Continuidade 5) Sugestões . Para avaliar os 4 primeiros tópicos foi utilizada uma escala do tipo Likert com cinco pontos, onde: 1= Discorda fortemente e 5= Concorda Plenamente. Resultado: 33 alunos convidados. 16 responderam (taxa de resposta: 44%); Aderência e Satisfação (93,8%). Nota dos ED teve média de 6,65. Relevância, alunos (concorda e concorda plenamente= 37,6%) que os estudos foram essencias para o desempenho no módulo. A maioria dos alunos ( não concorda= 43,8%)que os ED influenciaram diretamente na nota no módulo. Os alunos ( concorda e concorda plenamente = 56,3%) que os estudos foram importantes para fixação do conteúdo. Alunos (não concorda e nem discorda = 37,5%) que os estudos ajudaram na parte prática. 25,4% dos alunos (concorda e concorda plenamente) que os ED foram bem estruturados. 56,3% dos alunos (não concorda) que os estudos conseguiram abranger todos os conteúdos. Suporte e Continuidade, 43,8% (não concorda e nem discorda) que as monitoras ofereceram o suporte adequado. Contudo, 93,8%dos alunos (concorda e concorda plenamente) que os ED são uma boa estratégia de aprendizagem e devem ser mantidos em monitorias futuras. Sugestão,o melhor planejamento dos ED. Conclusão: Alunos veem o ED como uma boa estratégia de aprendizagem que deve ser mantida, ajuda a fixar o conteúdo estudado, não avaliaram bem a estruturação, abrangência dos conteúdos e contribuição para notas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência