AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS ATUARIAIS E CONTÁBEIS DA UFC

Autores

  • Davi Henrique de Sousa Paiva
  • Ana Cristina Pordeus Ramos

Resumo

Méndez (2002) define duas formas de avaliação do aprendizado: A “avaliação tradicional”, caracterizada por ser pontual, individual, objetiva, etc., e a "avaliação alternativa", que é formativa, dinâmica, participada, contínua, etc., e discorre sobre todo um conjunto de contribuições acessíveis apenas ao segundo tipo, como, entre outras, a possibilidade da compreensão processual do rendimento do estudante, coleta de informação por diferentes meios, e foco no desenvolvimento profissional, participação e conhecimento interdisciplinar do mesmo. O método da avaliação alternativa foi aplicado em 2019 nas turmas “Fundamentos de Atuária”, do Curso de Ciências Atuariais e “Introdução à Atuária”, do curso de Ciências Contábeis, para as quais foi designada a monitoria, na forma de oferta de atividades, diversificadas em termos de nível, formato, pontuação e prazo, aos alunos ao longo do semestre letivo. A nota destas atividades, acrescida das notas das duas avaliações progressivas tradicionais, compõe a média da disciplina. A “avaliação em atividades diversificadas” é aplicada com a auxílio do “fórum de atividades”, ferramenta do SIGAA, no qual são expostas as regras da avaliação; novas atividades são postadas, com seus respectivo prazos, pontuação e quantidade que alunos que podem ou devem fazê-la; e no qual são atualizadas regularmente as notas obtidas pelos alunos ao longo do período. O método foi aplicado este ano nas turmas “Fundamentos de Atuária”, do curso de Ciências Atuariais, e “Introdução à Atuária”, do curso de Ciências Contábeis, para as quais foi designado um monitor, cujas funções foram tirar dúvidas acerca da avaliação, fórum, atividades ou da disciplina em si, auxiliar na elaboração de novas atividades, e manter atualizada a contagem de pontos dos alunos ativos nas disciplinas. Ao final das disciplinas, questionados em pergunta aberta, houve apenas comentários positivos dos alunos acerca da avaliação mas, ainda, algumas dúvidas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência