AVALIAÇÃO PERSONALIZADA PARA MOTIVAR ALUNOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alexsandra Rosa da Silva
  • Beatriz Bezerra Carvalho Maia
  • Fernando Bruno da Silva Lima
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

Sabemos que o acesso à informação e à tecnologia surgem como caminhos importantes para a construção de capital social. Este estudo apresenta como foco o a utilização das tecnologias em metodologias especificas para o ensino em inglês aliado a noções de letramento digital. O papel potencial de diversas plataformas (sites) on-line ou off-line e apps (MALU – mobile assisted language use) como elementos de motivação e suplementação das instruções em sala de aula estão destacados na proposta. Na proposta de intervenção pedagógica conduzida, o objetivo foi avaliar como um grupo de alunos do ensino médio se comporta ao serem instruídos a usar sites e apps para complementar aulas presenciais. Apos se tornarem familiarizados com os sites e apps selecionados pelos professores e estagiarios, os alunos recebiam tarefas especificas e personalizadas a serem complementadas em períodos extra aula. Os dados coletados revelaram, em primeiro plano, uma atitude bastante positiva do grupo em usar o material selecionado pelos professores e estagiários. Os principais ganhos apontam que além de facilitar o aprendizado do inglês, os debates durantes a correção das tarefas propostas se tornaram mais sólidos com maior robustez argumentativa. Com o estudo em andamento, nos parece oportuno sugerir que o uso informado de tecnologias e metodologias tem potencial para auxiliar e a alavancar o conhecimento de forma crítica em relação aos efeitos da globalização.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência