AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS USANDO UM SISTEMA DE PONTUAÇÃO BASEADO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM.
Resumo
Este projeto propõe a aplicação da metodologia de Sala de Aula Invertida em conjunto com um sistema de avaliação dos objetivos de aprendizagem em alguns tópicos da disciplina de Probabilidade e Estatística para Engenharia (TL0011), em turmas do primeiro ano de cursos de Engenharia (Ambiental, Energias Renováveis e Petróleo). A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino em que os alunos estudam o conteúdo que será passado antes deste ser visto em sala de aula. Os alunos são orientados a assistir vídeos, ler textos e usar outros recursos disponibilizados pelo professor como preparação para a atividade que será desenvolvida na aula. A fim de melhor avaliar os alunos numa perspectiva de aprendizagem ativa, foi desenvolvido um sistema de pontuação por objetivos de aprendizagem. Nesse sistema os conteúdo de cada prova foi dividido em objetivos que representavam as competências que se esperavam que alunos atingissem, como distinguir tipos de dados estatísticos, classificá-los, identificar distribuições de probabilidade, entre outros. A partir desses objetivos foram feitas atividades em sala direcionadas ao cumprimento desses objetivos. Quando o aluno atinge um certo número de pontos de objetivo, considera-se que o objetivo foi atingido, sendo que os pontos são adquiridos nas atividades feitas em sala. Este trabalho se propõe a fazer uma avaliação do aprendizado de conteúdos e habilidades que se esperam ser adquiridos pelos alunos ao fim da disciplina. Além disso, o mapeamento de objetivos de aprendizagem permite identificar os conteúdos nos quais os alunos têm mais dificuldades, e também aqueles que tiveram melhor desempenho. Isto é de grande importância na escolha de atividades que possam ajudar os discentes nas matérias que eles consideram mais difíceis.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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