AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO OITAVO SEMESTRE SOBRE O USO DA HIPODERMÓCLISE

Autores

  • Miqueias Raulino Figueiredo
  • Helio de Sousa Peres Junior
  • Iamê Tavares Vale e Melo
  • Gabriele Santana Sá Lima
  • Jarbas de Sa Roriz Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: A Hipodermóclise correponde ao uso da via subcutânea para infusão contínua de soluções em volumes maiores. Essa alternativa provou ser capaz de substituir a via endovenosa em algumas situações e seu uso continua a crescer, de modo que sua utilização como via para aplicação de medicamentos ou infusão de soluções encontra amplo respaldo na literatura internacional de Geriatria e de Cuidados Paliativos. No Brasil, porém, essa prática não é ensinada como rotina no curso de medicina, o que faz com que ela seja vista com receio e, frequentemente, até desconhecida por grande parte dos médicos. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento dos alunos do oitavo semestre do curso de Medicina sobre a utilização da hipodermóclise , bem como verificar o aproveitamento teórico adquirido após aula teórica sobre o tema. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um questionário composto de uma questão subjetiva e cinco questões objetivas sobre o assunto. Tal instrumento foi aplicado para 37 alunos do oitavo semestre do curso de Medicina, antes e logo após a aula teórica. RESULTADOS: Como resultado, observou-se que em torno de 43 % dos alunos entrevistados afirmaram não conhecer a Hipodermóclise e sua utilização. Além disso, cerca de 92% dos alunos erraram quando perguntados sobre uma contraindicação absoluta à hipodermóclise. Por outro lado, aproximadamente 73% acertaram uma questão que indagava a respeito das vantagens e desvantagens do uso da via subcutânea. No que se refere ao pós teste, o índice de acerto foi maior que 90% em todas as perguntas, o que mostra a efetividade da aula teórica no aprendizado sobre o tema. CONCLUSÃO: Conclui-se que abordagem desse tema na graduação é extremamente relevante, uma vez que grande parcela dos alunos desconhecem sobre esse tema de crescente destaque. Portanto, a partir do ensino desse assunto, espera-se contribuir para uma melhor assistência aos pacientes, notadamente, aqueles que necessitam de cuidados paliativos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência