BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE DE MONITORIA SOB A PERCEPÇÃO DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriele Silva Leles
  • Rodrigo Fragoso de Andrade
  • Rafaela Lima de Oliveira
  • Simony Lira do Nascimento

Resumo

Introdução: A monitoria é uma modalidade de atividade extracurricular que possibilita ao discente a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias à docência, propondo compreender as relações entre teoria e prática. Objetivo: relatar a experiência da prática de monitoria, apontando as atividades exercidas pelo monitor, bem como refletir sobre a importância da monitoria como instrumento que facilita o processo de aprendizagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina Recursos Fisioterapêuticos Eletrotermofotobiológicos e Recursos Fisioterapêuticos Biohídricos, vinculados ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. As atividades se desenvolveram no período de 15 de março de 2019 a 20 de dezembro de 2019, com alunos do 3º e 4º semestres. Relato de experiência: a elaboração a execução das atividades possibilitou um maior estímulo ao estudo dos conteúdos, aprimorando o aprendizado na graduação e permitiu o aperfeiçoamento do potencial acadêmico. Além disso foi percebido estímulo a responsabilidade e comprometimento frente as atividades encarregadas pelo monitor, desde a preparação do material a serem estudados durante as aulas e debatidos extra-classe até a elaboração de estratégias de adesão as monitorias, trabalhando o bom relacionamento interpessoal criado entre monitor, alunos monitorados e docentes. Considerações finais: torna-se fundamental discutir a importância da monitoria na formação acadêmica dos monitores, uma vez que esta atividade é essencial no processo de descoberta da vocação docente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e colaborando de forma significativa com os conhecimentos do monitor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência