BIOQUIZ: APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA GERAL PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Luana de Oliveira Freire
  • Lara Cecília Roseno Serafim
  • Jefferson da Silva Alves
  • João Gabriel Colares Silveira
  • Cristina Paiva da Silveira Carvalho

Resumo

Considerando-se o caráter interdisciplinar da Bioquímica compreende-se a importância, dessa disciplina, na formação de profissionais da área de Ciências Naturais. Tendo em vista a complexidade e a extensão dos conteúdos de Bioquímica no Ensino Superior, metodologias ativas de ensino para dinamização das aulas e que auxiliem na compreensão dos conteúdos são importantes e tendem a apresentar bons resultados de desempenho. Diante do exposto, os alunos da disciplina de Bioquímica Geral, do Curso de Ciências Biológicas, receberam o desafio de criar um jogo didático que abordasse o conteúdo visto ao longo da disciplina, de modo que pudesse ser um meio de tornar o aprendizado mais dinâmico. Dentro desse contexto, o grupo de alunos em questão confeccionou e aplicou em sala de aula o BioQuiz, jogo de tabuleiro baseado em perguntas e respostas, sobre as seguintes vias metabólicas: Glicólise, Gliconeogênese, Ciclo de Krebs, Via das Pentoses e Cadeia Transportadora de Elétrons. O jogo é composto por um tabuleiro, dado com as iniciais de cada via metabólica, dado numérico e cartões com perguntas sobre os temas definidos no jogo.Dois grupos foram formados para fazer as perguntas e respondê-las. O grupo que respondia corretamente avançava o número de casas do tabuleiro indicado pelo dado lançado anteriormente. O jogo era então finalizado pelo grupo que percorria todo o tabuleiro, em menor tempo. A percepção dos alunos de Bioquímica Geral sobre o jogo BioQuiz foi verificada por meio da aplicação de questionários. De um total de 14 alunos 78,6% consideraram o conteúdo da disciplina difícil ou muito difícil, 64,3% afirmaram que o BioQuiz facilita muito no aprendizado das vias metabólicas, 92,9% julgaram a proposta do jogo como excelente e 85,7% consideraram como de muita importância o uso de jogos educativos como ferramenta didática. O presente trabalho sugere então que jogos educativos podem ter um papel importante mesmo no aprendizado de conteúdos considerados complexos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência