BIOSSEGURANÇA APLICADA A LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE MICROBIOLOGIA

Autores

  • Marcos Vinicio da Silva Gomes
  • Leonardo Lima Bandeira
  • Valéria Maria Araújo Silva
  • Claudia Miranda Martins
  • Suzana Claudia Silveira Martins

Resumo

A Biossegurança em Laboratórios Didáticos de Microbiologia é tema do conteúdo programático da disciplina Microbiologia Básica CH0857 ofertada pelo Departamento de Biologia a quatro cursos de Graduação da UFC. A importância do tema é inegável visto que o Laboratório Didático de Microbiologia (LADMI) comporta 40 estudantes distribuídos em 10 bancadas, onde manipulam microrganismos e reagentes sempre com na chama do bico de Bunsen. Nesse cenário, a Biossegurança é fator fundamental para o sucesso das práticas e, principalmente, para segurança dos alunos, professores e monitores. Com o objetivo de promover entre os estudantes uma reflexão sobre a importância da biossegurança, a primeira aula prática é voltada para essa temática. Neste momento, os alunos são instruídos sobre os riscos inerentes ao ambiente laboratorial, à importância dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), bem como para a identificação de riscos e os níveis de biossegurança dos microrganismos manipulados. Com o objetivo de tornar a aula mais atraente e melhorar a fixação do conteúdo, este trabalho teve por objetivo, a produção de um vídeo onde, através de encenações, fossem apresentados conceitos, situações de acidentes, identificação e proteção de riscos. Este material didático foi elaborado pelos monitores sob a supervisão do professor orientador e estudantes de pós-graduação do Programa de Ecologia e Recursos Naturais cursando a disciplina Estágio á Docência I e II. O vídeo concluído foi apresentado e disponibilizado aos estudantes da disciplina do atual semestre. Constatou-se que a aula tornou-se mais atrativa, com maior interatividade dos alunos e interesse no tema. Um questionário foi aplicado entre os alunos e os resultados desta avaliação indicaram que o vídeo foi considerado uma ferramenta extremamente positiva e a que mesma deve ser continuamente aprimorada e atualizada para aplicação nos próximos semestres.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência