CAMPO E PEDOLOGIA: RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Crislane Nascimento de Oliveira
  • Daniel Lima dos Santos
  • Vladia Pinto Vidal de Oliveira

Resumo

O estudo dos solos abrange as mais diversas áreas científicas, envolvendo uma dinâmica de fatores que inter-relacionam entre si, para compreender este conceito. Na pedologia, o estudo das tipologias dos solos, com aparato no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 2018), é imprescindível para identificar a riqueza de complexidade pedológica que o estado do Ceará possui. No curso de geografia, ofertada pela Universidade Federal do Ceará, a cadeira de pedologia é de suma importância para os graduandos, pois é a base para compreender as paisagens geográficas. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de monitoria das atividades proporcionadas pela ferramenta didática da aula de campo da disciplina e como esta poderá contribuir na relação ensino-aprendizado do monitor e de teoria-prática para os discentes. Em campo, foi visitado as cidades de Uruburetama, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Camocim com o intuito de analisar as características dos horizontes dos solos através de suas macroestruturas, mediante cortes verticais de estradas ou trincheiras e as distintas características dos fatores ambientais que esses locais apresentam. Também se teve uma coleta de material para análise no Laboratório de Pedologia, Análise Ambiental e Desertificação (LAPED), local onde os alunos já tinham tido uma visão prévia do que se encontraria em campo. Como resultado, foi elaborado pelos estudantes, relatório de campo visando correlacionar os conteúdos vistos em sala de aula, laboratório e campo. Dessa forma, com essa vivência de pesquisa, pode-se observar e aprender da rica diversidade de solos e de paisagens, encontradas no Ceará, bem como se deu o uso e ocupação. Inclui-se, também a importância socioambiental, que além de permitir aos alunos uma experiência mais direta com o estudo ambiental, proporciona ao monitor uma construção pedagógica de início a docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência