CANTEIRO EXPERIMENTAL: O PAPEL DO ENSINO DA CONSTRUÇÃO NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA
Resumo
A experiência prática no ensino da tecnologia da construção nas universidades de arquitetura tem se demonstrado essencial para a formação do arquiteto, visto que a materialidade das construções é de extrema importância para o processo de projeto. Surge então o conceito de Canteiro Experimental, já implantado em algumas universidades brasileiras, como explanado por Reginaldo Ronconni no artigo “Canteiro experimental – uma proposta pedagógica para a formação do arquiteto e urbanista”, com o intuito de permitir que os estudantes explorem as soluções construtivas de maneira mais prática e dinâmica. Assim, foi estudada a possibilidade da implantação de um Canteiro Experimental no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará, com a finalidade de proporcionar um conhecimento empírico dos sistemas construtivos e dos materiais de construção para o curso, nas três esferas da Universidade: pesquisa, ensino e extensão. Inicialmente, foi realizada uma sugestão de localização do canteiro, seguida de um levantamento físico da área, a fim de identificar os obstáculos do local e dimensionar o espaço que poderia ser utilizado, buscando diminuir os impactos de sua implantação. Depois desse diagnóstico, foi estabelecida uma proposta inicial de alterações no espaço para o possível funcionamento do canteiro, como a execução de uma laje radier para nivelamento da área de trabalho. Posteriormente, foram elaborados questionários para os docentes e discentes do departamento, buscando analisar os conhecimentos acerca da temática, apresentando a proposta de espaço escolhido para a implantação do canteiro e reunindo críticas e sugestões para agregar ao projeto. Como resultados, espera-se que esses questionários auxiliem na construção de um canteiro que atenda melhor às demandas dos cursos, para que ele possa ser integrado às atividades do departamento, trazendo a contribuição esperada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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