CATALOGAÇÃO DAS AMOSTRAS MACROSCÓPICAS DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA GERAL – DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
O processo de identificação e descrição de rochas é uma etapa de considerável importância no processo de formação do aluno de geologia. No laboratório de Geologia Geral do Departamento de Geologia (UFC), há um amplo acervo de amostras de mão, que previamente foram organizadas nos grupos: ígnea, sedimentar e metamórfica. Tendo em vista o grande valor desse acervo aos alunos e professores do curso de Geologia, quanto ao uso dessas amostras como material didático que auxiliam para se obter uma melhor compreensão do conteúdo teóricos das disciplinas, a catalogação do mesmo é pertinente. Tendo ciência disso tudo, o objetivo do presente trabalho foi a potencialização das habilidades latentes dos alunos quanto a descrição e identificação das amostras e agilidade quanto a dinâmica de sala de aula e rapidez para localização das mesmas. A princípio, este trabalho é uma continuação do trabalho feito no ano anterior, no qual as amostras do laboratório foram separadas nos três grandes grupos por outros monitores. Neste trabalho, houve a catalogação das amostras, onde as mesmas foram marcadas com corretivo liquido branco, a fim de criação de uma superfície lisa e branca. Sobre esta marcação foi escrito o código da amostra. Os códigos utilizados foram: RIP00 (rocha ígnea plutônica), RIV00 (rocha ígnea vulcânica), RS00 (rocha sedimentar) e RM00 (rocha metamórfica), onde os três últimos dígitos são referentes a numeração da rocha. Após a conclusão da catalogação das amostras, foi confeccionada uma tabela em formato .xlsx no programa Excel onde estão informações quanto ao código, nome da rocha e o seu formato (amostra bruta ou em placa). Devido a facilidade e flexibilidade quanto a catalogação das amostras, este trabalho pode e deve ser continuado, a fim de melhorar o processo e fazer identificações mais precisas e com mais detalhes de informações para alimentar o banco de dados criado, que poderá ser utilizado e editado futuramente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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