CATALOGAÇÃO DE NOVAS AMOSTRAS DE MINERAIS PARA USO DIDÁTICO

Autores

  • Carlos Eduardo Maciel Cruz
  • Igor Moreira da Silva
  • Jéssica de Sousa Cardoso
  • Irani Clezar Mattos

Resumo

A geologia é uma ciência que tem como uma de suas bases o conhecimento sobre as propriedades dos materiais que compõem o planeta Terra. Tendo isso em vista, a aquisição de informações a respeito das principais espécies minerais são de extrema importância para o estudante de geologia; onde esses conhecimentos poderão ser utilizados para se entender uma série de processos geológicos. O domínio desses conhecimentos permitirá ao estudante compreender a magnitude e totalidade dos eventos geológicos, que são de vital importância para o entendimento da dinâmica do nosso planeta. O presente estudo propõe a inserção de novos espécimes de minerais ao catálogo de minerais do Laboratório de Mineralogia do curso de Geologia. Dessa forma, um catalogo com maior diversidade de minerais é de total relevância para o aprendizado dos discentes, que assim poderão observar e testar as propriedades destes materiais. As novas amostras para serem catalogadas deve antes passam por processos que consistem em testes de identificação das propriedades físicas através de verificação de dureza, traço, diafaneidade, fraturas, brilho, hábito, magnetismo, fluorescência e densidade, que serão correlacionadas com suas propriedades e características apresentadas, que vão desde a deformações a produtos de alteração. Todos esses aspectos permitem a identificação precisa dos minerais que por certos atributos podem revelar processos mais complexos a respeito de sua gênese. Com base nisso, a inclusão de novas espécies minerais ao catálogo do laboratório se faz essencial para garantir um amplo aprendizado dos discentes. Com esse aprendizado os alunos serão capazes de reconhecer, caracterizar e entender as associações mineralógicas das rochas que serão importantes na compreensão de contextos tectônicos e crustais, futuramente trabalhados ao longo do curso de Geologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência