CATÁLOGO FÍSICO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO COM USUÁRIOS

Autores

  • Izac Sidarta de Andrade Matos
  • Antonio Marcos de Sousa
  • Ticianne de Gois Ribeiro Darin

Resumo

O curso Sistemas e Mídias Digitais é atualmente está dividido em 4 trilhas: sistemas multimídia, design digital interativo, audiovisual e jogos. A trilha de design digital interativo é responsável por construir nos alunos conhecimentos técnicos e acadêmicos capazes de formar profissionais com conhecimento interdisciplinar sobre disciplinas relacionadas aos aspectos teóricos e práticos de design. Para o desenvolvimento de tecnologias digitais de informação é preciso também entender as necessidades e objetivos dos usuários. Visando tornar essas tecnologias cada vez mais úteis, eficientes e satisfatórias, além de buscar contemplar a dignidade humana e aspectos éticos. Por essa razão, para orientar o aluno que está ingressando neste mundo a saber quais os instrumentos adequados para cada caso, como calcular métricas específicas de cada critério de qualidade de uso, além de como analisar corretamente os dados levantados, faz-se necessária a organização de um catálogo de instrumentos de avaliação, com a finalidade de expor características desses métodos. O projeto visou dar suporte aos alunos para que possuam acesso a informações sistematizadas sobre instrumentos coleta de dados para avaliação da experiência do usuário. Para condução deste projeto foi realizado as seguintes atividades: (1) busca sistemática na literatura de instrumentos para avaliação experiência do usuário; (2) para cada instrumento encontrado, analisou-se os artigos que os descrevem, e foi feita a extração das informações sobre quando deve ser aplicado até a análise dos resultados; (3) foi inventariado o conteúdo obtido e sistematizado o catálogo físico no Laboratório de Usabilidade do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Assim, foram inventariados 114 instrumentos para avaliação de diversos tipos de sistemas. Sendo que 65 deles já estão disponíveis de forma física para os alunos que já puderam utilizar durante suas disciplinas com a ajuda do acompanhamento dos bolsistas para consulta do catálogo

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência