CATÁLOGO FÍSICO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO COM USUÁRIOS
Resumo
O curso Sistemas e Mídias Digitais é atualmente está dividido em 4 trilhas: sistemas multimídia, design digital interativo, audiovisual e jogos. A trilha de design digital interativo é responsável por construir nos alunos conhecimentos técnicos e acadêmicos capazes de formar profissionais com conhecimento interdisciplinar sobre disciplinas relacionadas aos aspectos teóricos e práticos de design. Para o desenvolvimento de tecnologias digitais de informação é preciso também entender as necessidades e objetivos dos usuários. Visando tornar essas tecnologias cada vez mais úteis, eficientes e satisfatórias, além de buscar contemplar a dignidade humana e aspectos éticos. Por essa razão, para orientar o aluno que está ingressando neste mundo a saber quais os instrumentos adequados para cada caso, como calcular métricas específicas de cada critério de qualidade de uso, além de como analisar corretamente os dados levantados, faz-se necessária a organização de um catálogo de instrumentos de avaliação, com a finalidade de expor características desses métodos. O projeto visou dar suporte aos alunos para que possuam acesso a informações sistematizadas sobre instrumentos coleta de dados para avaliação da experiência do usuário. Para condução deste projeto foi realizado as seguintes atividades: (1) busca sistemática na literatura de instrumentos para avaliação experiência do usuário; (2) para cada instrumento encontrado, analisou-se os artigos que os descrevem, e foi feita a extração das informações sobre quando deve ser aplicado até a análise dos resultados; (3) foi inventariado o conteúdo obtido e sistematizado o catálogo físico no Laboratório de Usabilidade do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Assim, foram inventariados 114 instrumentos para avaliação de diversos tipos de sistemas. Sendo que 65 deles já estão disponíveis de forma física para os alunos que já puderam utilizar durante suas disciplinas com a ajuda do acompanhamento dos bolsistas para consulta do catálogoPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.