CHEGADA, INFORMAÇÃO E PERMANÊNCIA: A RELEVÂNCIA DA MONITORIA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A inserção na universidade costuma mobilizar emoções intensas nos recém-acadêmicos de Psicologia, por vezes acompanhadas de incertezas e receios, sendo imprescindível que disponham de informações acerca da instituição de ensino e sobre as especificidades do curso. Nesse sentido, a disciplina de introdução à Psicologia da UFC é um espaço, previsto no projeto pedagógico, para o estabelecimento do primeiro contato dos novatos com as principais matrizes epistemológicas que norteiam essa área do saber, abordando-se o surgimento da psicologia como ciência e suas múltiplas visões de homem, ancoradas nas variadas abordagens psicológicas. Diante disso, o presente trabalho visa relatar a experiência dos autores, como bolsistas de iniciação à docência, numa disciplina introdutória ao curso de psicologia da UFC. As atividades desenvolvidas ocorrem semanalmente no horário de aula e no contraturno, com encontros tanto para complementação dos conteúdos abordados em sala, como para apresentação de outros assuntos concernentes ao curso, mas que não são explorados na disciplina e nem na formação, como noções básicas em primeiros socorros psicológicos. Para isso, as metodologias participativas são usadas como estratégias de fomento a discussões. Evidencia-se que tais recursos colaboram para o maior engajamento dos alunos nas aulas. Observa-se que a monitoria, além de auxiliar na promoção de conhecimento, possibilita o estreitamento de laços entre os sujeitos interatuantes, contribuindo no processo comunicacional professor-alunos e alunos-alunos. Percebe-se que o advento de informações acerca das nuances que permeiam o curso de psicologia e a maior aproximação com o campo de atuação, ainda no primeiro semestre, além de empoderar os acadêmicos, possibilita mitigar suas dúvidas, auxiliando na escolha da permanência ou não no curso. Por outro lado, a experiência de iniciação à docência impacta a formação dos monitores, ao possibilitar atuar como mediador do processo de aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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