CIÊNCIA BÁSICA X CLÍNICA NEUROLÓGICA NA APRENDIZAGEM EM NEUROLOGIA: UMA ABORDAGEM TOPOGRÁFICA DA PROPEDÊUTICA NEUROLÓGICA.

Autores

  • Mariana Michiles Santos Ramos
  • Pedro Braga Neto

Resumo

Muitos estudantes de medicina relatam dificuldades na compreensão de patologias neurológicas e têm inseguranças na abordagem de pacientes com síndromes envolvendo o sistema nervoso. Alguns desses estudantes se mostram confusos em gerar um raciocínio conciso e lógico sobre o funcionamento do sistema nervoso e sobre a topografia de lesões, em correlação com a apresentação clínica. Um dos motivos apontados, foi a distância cronológica ao longo do curso dos conteúdos que constituem a base do entendimento em neurologia, ministrado no primeiro ano do curso, e a disciplina de neurologia e neurocirurgia, ministrada ao fim do quarto ano. Pensando nisso, a monitoria em neurologia enfatizou atividades teórico-práticas, que buscaram integrar ciências básicas (neuroanatomofisiologia) e ciências clínicas, na tentativa de resgatar o conhecimento prévio da ciência básica. Foi ministrada a pequenos grupos a aula sobre Diagnóstico Topográfico, um método de particular importância em neurologia, seguida por práticas de exame neurológico. O objetivo foi desmistificar o raciocínio em neurologia, sistematizando história e exame clínico, visando a capacitar os estudantes para formular hipóteses diagnósticas mais acuradas. O método clínico explorado usa história e exame clínico para estimar quais estruturas estariam afetadas num possível paciente. Esperamos que essas intervenções tenham complementado a abordagem tradicional, baseada nas principais doenças neurológicas, melhorando o aproveitamento dos estudantes do 4º ano do curso de medicina, e os capacitando para discutir casos reais da prática clínica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência