COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DISCENTE DO ENSINO E AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM AULAS PRÁTICAS DE PSIQUIATRIA
Resumo
Introdução: O aprendizado acerca da avaliação e manejo dos transtornos mentais adquiriu crescente importância nos últimos dez anos. Apenas o ensino teórico não é suficiente para o desenvolvimento de competências pelo médico em formação. A avaliação das práticas implementadas na disciplina de psiquiatria é, portanto, importante para o aperfeiçoamento didático. Objetivo: Comparar a percepção discente acerca do ensino e da avaliação no âmbito de atividades práticas de psiquiatria no curso de medicina da UFC. Metodologia: A avaliação dos professores de prática foi realizada no curso de medicina pelos concludentes da disciplina de Psiquiatria no período 2017-2019.O Instrumento padronizado de avaliação discente da UFC foi utilizado para coleta dos dados. Para itens das dimensões de ensino e avaliação, o respondente atribuiu nota de 2 a 5. Resultado: A amostra final foi composta por 217 respondentes. As médias da percepção discente sobre ensino e avaliação no contexto das práticas foram, respectivamente, 4,50(±0,81) e 4,48(± 0,87). Não houve discrepância das médias anuais entre as dimensões avaliadas. Conclusão: Os dados sugerem desempenho docente satisfatório ou bom. Desse modo, há um equilíbrio na percepção discente do formato de ensino e avaliação de competências relacionadas à prática. É importante, contudo, explorar aspectos qualitativos não evidenciados por meio do instrumento utilizado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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