COMPARAÇÃO DE CUSTOS E PRODUTIVIDADE ENTRE O CONCRETO AUTO ADENSÁVEL (CAA) E O CONCRETO CONVENCIONAL (CC) NA CONCRETAGEM DE LAJES

Autores

  • Rubens Saraiva Barbosa Filho
  • Ivan Jose Ary Junior

Resumo

Introdução: O projeto de pesquisa visa desenvolver um estudo relacionado à produtividade e custos do Concreto Auto – Adensável (CAA) em relação ao Concreto Convencional (CC) na Construção Civil, mais especificamente na concretagem de uma obra residencial de 5 pavimentos. Objetivos: - Elencar vantagens e desvantagens do CAA e CC; - Coletar dados de tempo, volume e custo de concretagem, bem como quantidade de operários por concretagem em obra de médio porte na cidade de Fortaleza – Ce. - Comparar custos diretos e indiretos envolvidos na utilização de CAA e CC; - Elaborar um estudo de produtividade e custos associados à utilização do CC nas lajes abordadas neste trabalho; - Comparar a performance do CAA (obtida através de dados de campo) com a do CC (obtida através de estudo de produtividade e custos) em concretagem de lajes. Metodologia: Para a obtenção de dados suficientemente confiáveis, este trabalho se utilizou de Pesquisa de Campo e Revisão Bibliográfica. Na Pesquisa de Campo serão coletados de concretagem em obra residencial de 5 pavimentos de médio porte na cidade de Fortaleza-CE por meio de um Checklist. Os dados a serem obtidos são: Volume e Tempo de concretagem, Custo do m³, Fck do concreto, Slump Flow, Slump, Quantidade de Operários, Materiais e Equipamentos. Por meio de dados coletados em campo, Livros, Trabalhos Científicos e Tabelas consolidadas, como SINAP-CE e SEINFRA, será feita uma análise e uma comparação de índices de produtividade de mão de obra e custos para o CAA e o CC. Resultados: Espera-se obter resultados de maior produtividade e menor custo para o CAA em relação ao CC para a concretagem dos elementos estruturais abordados neste trabalho. Conclusão: Espera-se concluir que: Para concretagens de lajes com características similares às que são abordadas neste trabalho, obteremos um melhor desempenho ao optar pelo CAA.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência