COMPARTICIPAR SABERES: A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE GEOGRAFIA E ENSINO I PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
Resumo
No decorrer do curso Geografia – Licenciatura nós, graduandos, somos submetidos a disciplinas pedagógicas que nos fazem pensar e discutir as concepções teórico metodológicas do ensino em Geografia. Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância e contribuição da monitoria para a formação docente e pontuar a oportunidade do discente-monitor de experienciar a sala de aula de outras maneiras. A monitoria acadêmica se trata do auxílio a alunos em situação de ensino-aprendizagem e acomete-se de experiências que são necessárias para a formação docente. A metodologia consistiu na observação das aulas, regências de conteúdos básicos da disciplina e correção das sínteses utilizadas como avaliação dos alunos. A disciplina de Geografia e Ensino I, ministrada pela professora Dra. Alexandra Maria de Oliveira, é uma disciplina que carrega em seu cronograma leituras sobre o pensamento geográfico dirigidos ao ensino em Geografia. Dessa forma, podemos perceber importância do dialogo da ciência geográfica com a sala de aula, contudo a monitoria se mostra indispensável ora para o monitor ora para os alunos da disciplina. Outro fator preponderante é a participação do monitor na construção da aula, fato que aproxima a discussão com os alunos e possibilita a mediação. Com isso podemos perceber o peso da execução da monitoria tanto para o desempenho dos alunos como para formação acadêmica. O resultado foi baseado no desempenho dos alunos durante o curso da disciplina, no processo de avaliação das sínteses e no andamento da disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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