COMPREENDENDO AS ATITUDES DOS ALUNOS E DO PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Resumo
Considerando os espaços de aulas como importantes ambientes de reflexão, aprendizagem e pesquisa, o Programa de Iniciação à Docência (PID) pode estimular novas percepções nos monitores em relação aos comportamentos dos alunos diante das atividades propostas, aulas teóricas e práticas, além da relação entre alunos e professores, proporcionando melhor comunicação entre docentes e discentes. O presente trabalho, em formato de relato de experiência, busca trazer essas novas percepções que um monitor pode desenvolver durante o período de atuação no PID, além da contribuição desses aspectos para a estimulação do interesse em seguir a carreira docente. Foram feitas observações das disciplinas de Desenvolvimento Motor (Educação Física) durante todo o ano de 2019 e das disciplinas de Aprendizagem Motora no segundo semestre letivo, contendo anotações do ponto de vista da monitora diante das aulas e extra-aula e discussões entre monitora e orientadora acerca das observações e opiniões sobre o dia a dia das disciplinas. Dos resultados, temos a experiência na monitoria como uma assistência na formação do discente que busca obter carreira na docência, pois leva o monitor a compreender atitudes do docente diante das adversidades na sala de aula, como por exemplo, a forma de lidar com atrasos de entrega de atividades e forma de apresentações acadêmicas. Por outro lado, também há positivas experiências por parte da vivência entre monitor e discentes que cursam as disciplinas, pois pela aproximação que há por serem todos da graduação, ocorre uma facilitação no diálogo, maior compreensão por parte das atitudes dos alunos, contribuindo assim com a relação entre todos os participantes. Conclui-se que a experiência como monitora é enriquecedora para a formação de um futuro docente, pois ajuda para as reflexões e aprendizados dentro dos ambientes acadêmicos e é um forte aliado para melhor comunicação e compreensão por parte de professores e alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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