COMPREENDER E FILOSOFAR

Autores

  • Mateus de Souza Da Silva
  • Cicero Antonio Cavalcante Barroso

Resumo

Minha ocupação enquanto monitor durante o semestre 2019.1 foi, principalmente, corrigir ensaios filosóficos dos alunos do 1° semestre. Os ensaios eram respostas a perguntas ou enunciados propostos pelo professor durante as aulas, geralmente envolvendo temáticas presentes no livro Uma Breve Introdução à Filosofia, de Thomas Nagel. O objetivo destes era que o aluno desenvolvesse seu pensamento o mais autonomamente possível, aprendendo, inclusive, que filosofar envolve compreender as crenças ou formulações das quais discordamos, seja para as contra-argumentar adequadamente, ou mesmo para revermos nossos próprios posicionamentos. Enquanto corretor, me competia a responsabilidade de tentar compreender o filosofar deles e a de dialogar, enaltecendo seus aspectos positivos e ajudando a aprimorar o que fosse necessário. Paralelamente as correções, durante o referido semestre minha outra atividade foi promover, junto ao outro monitor, Jonas, uma espécie de “plantão tira-dúvidas”, no qual nos disponibilizávamos durante às tardes a auxiliar os alunos que assim desejassem, seja na compreensão de algum tema, na formulação do ensaio, até mesmo caso eles quisessem conversar acerca das correções e etc. Ademais, em 2019. 2, meu trabalho está sendo traduzir textos de filosofia analítica em inglês, a princípio, o texto “Meaning of Life: Contemporary Analytic Perspectives” de Joshua Seachris, e, hodiernamente, “Afterlife” de William Hasker. Essa experiência me é muito proveitosa, pois, com ela pude evidenciar o quão complexa é a tarefa de traduzir, em particular na filosofia, considerando o quão grande deve ser a preocupação de quem traduz no tocante a fidedignidade às ideias e à escrita do autor, assim como pude me aprimorar na mesma.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência