COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE DIORAMA PARA A RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL
Resumo
Um dos objetivos da disciplina de Paleontologia é ensinar sobre os paleoambientes, suas características, história e processos de formação. Ele se caracteriza como um ambiente antigo, retratado através do registro geológico. Os métodos de caracterização e descrição de paleoambientes podem ser sedimentológicos, paleontológicos ou geoquímicos. Sendo comum a utilização de todos eles para uma caracterização mais completa. E a sua reconstituição exige o estudo dos fácies, características litológicas e paleontológicas. Buscando aproximar o aluno do cenário antigo abordado na disciplina de Paleontologia, foi realizada uma atividade em sala com os alunos da turma de paleontologia, onde foi proposto que os mesmos construíssem um Diorama, buscando fomentar a curiosidade dos mesmos na descoberta do paleoambiente específico da Bacia Sedimentar do Araripe – CE. Além de estimular a criatividade dos alunos, facilitando sua interpretação. O método aplicado na realização da atividade foi separado em três etapas: na primeira o aluno precisou participar efetivamente da aula de campo da disciplina, coletando amostras fósseis e litológicas; na segunda etapa, houve a consulta de material bibliográfico a fim de descrever os paleoambientais da região como: localização, estratigrafia, litologia, tipo de fossilização, paleogeografia e paleoclima; e na última etapa foi realizada a construção do diorama, através do uso de instrumentos de desenho (lápis, papel, fita, etc). Obtivemos como resultado a construção de um painel expondo a reconstituição paleoambiental da Bacia Sedimentar do Araripe. Para o graduando que almeja ingressar como docente, tal experiência se mostrou proveitosa na aprendizagem da disciplina, além de disponibilizar um material que pode ser utilizado para fins didáticos e/ou expositivo em ocasiões futuras. Dessa forma, concluímos que a atividade proposta contribuiu efetivamente na aprendizagem do conteúdo e no envolvimento dos alunos na disciplina de Paleontologia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.