COMPREENSÃO DE MÁ FORMAÇÕES CONGÊNITAS DO SISTEMA DIGESTÓRIO ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O estudo do desenvolvimento embrionário humano é de extrema relevância para os profissionais da saúde. Contudo, os estudantes podem ter certa dificuldade em compreendê-lo e em perceber as consequências de um crescimento embrionário impróprio. Objetivo: Facilitar a compreensão de má formações congênitas e suas repercussões pelos graduandos do curso de Medicina através da integração dos conhecimento de Anatomia e Embriologia Humana. Metodologia: A atividade foi realizada após ser ministrada a aula de embriologia do sistema digestório para os alunos do segundo semestre do curso de Medicina. A turma foi dividida em 5 grupos de 16 integrantes, onde cada grupo recebeu um relato de caso sobre uma má formação congênita. Após a leitura dos casos, um representante de cada equipe relatou para a turma as impressões do grupo sobre o que foi lido. Por fim, cada caso foi comentado por um monitor de Anatomia Humana, mostrando-se as principais modificações anatômicas decorrentes das má formações e possíveis apresentações clínicas. Resultados: Observou-se que a turma foi muito participativa durante a atividade, realmente se envolvendo na leitura dos artigos e na discussão. Também é importante citar que, como a atividade ocorreu após a aula teórica e perto do horário do almoço, houve certa evasão de parte da turma. Conclusão: Assim, conclui-se que a atividade proporcionou aos estudantes uma visão mais integrada dos conteúdos de Anatomia e Embriologia Humana. Espera-se que a atividade seja estendida a outros módulos, preferencialmente em um horário mais favorável para a turma.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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