CONFECÇÃO E REPOSIÇÃO DOS LAMINÁRIOS DE ESFREGAÇO SANGUÍNEO COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Leilson Carvalho de Oliveira
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

A disciplina de Biologia Celular Geral é tida como base de outras disciplinas em diversos cursos de graduação, sendo nesta o primeiro contato com estruturas antes conhecidas apenas por livros, na maioria das vezes. Dentre estes materiais, estão as células sanguíneas humanas. Os esfregaços sanguíneos são bastante utilizados em exames, sendo etapa significativa em um hemograma, possibilitando a leucometria diferencial e a estimativa do número de leucócitos e plaquetas por microlitro de sangue, por exemplo. Como recurso didático utilizado por centenas de alunos a cada semestre, é inevitável que o material sofra deterioração com o tempo. No entanto, para o bom andamento das aulas, faz-se necessária a renovação das laminas utilizadas na anpakises em sala de aula. O objetivo deste trabalho é a confecção de novas lâminas para repor o acervo do laboratório, visando oferecer aos alunos uma boa experiência e imersão da realidade buscada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada na confecção de lâminas contendo material sanguíneo é a técnica esfregaço, que consiste no espalhamento do material sobre a lâmina,e consequente secagem e coloração. Quanto aos corantes utilizados, um método no qual uma solução de corantes poderia corar diferentes estruturas a partir da mistura dos corantes eosina e azul de metileno. Características de um bom esfregaço incluem os bordos retos, a ocupação de cerca de dois terços da lâmina, o término em franja e a extensão uniforme, lisa e sem buracos ou ondulações. Na observação ao microscópio as duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos. Como resultado deste processo, as lâminas novas serão utilizadas em aulas práticas, onde se pretende aplicar um questionário sobre a qualidade das estruturas presentes, onde ainda pretende-se comparar as lâminas já desgastadas e as novas, podendo-se assim avaliar sua significância na aprendizagem dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência