CONHECENDO AS GEOGRAFIAS DO CEARÁ: POSSIBILIDADES DE LEITURAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS.
Resumo
Neste trabalho relata-se sobre uma intervenção do Pibid/Geografia no semestre 2019.2 na Escola DHC. A equipe de bolsistas é composta por dez licenciandos e é acompanhada por uma professora supervisora. O objetivo da intervenção foi refletir e discutir sobre as transformações socioespaciais no Ceará no decorrer dos séculos XIX e XX, relacionada à obra “O Nosso Ceará” de Rachel de Queiroz e Maria Luiza de Queiroz, associada às diversas linguagens como letra de música, imagens e mapas. O Projeto “Geografias do Ceará” foi direcionado às turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. O Projeto é constituído de um conjunto de intervenções com proposta para se debater aspectos históricos, culturais e físicos que compõem a formação territorial cearense. Como metodologia fez-se levantamento bibliográfico sobre a temática e sobre recursos didáticos, reuniões de planejamento com a orientação da professora supervisora, aulas expositivas, debates. A atividade proporcionou diversificar o olhar sobre o Ceará possibilitando um diálogo com novas leituras e interpretações a respeito da diversidade paisagística e cultural do estado. Mediante a aplicação de questionários, percebeu-se um rendimento escolar positivo na disciplina de Geografia; os estudantes ampliaram a compreensão a respeito do conteúdo da Geografia Cearense. Destaca-se a avaliação que os estudantes realizaram sobre os recursos pedagógicos apontando-os como importantes meios para a compreensão dos conceitos e processos sociais, históricos, físicos. Pode-se reconhecer também que a integração do Pibid-Geografia no contexto escolar enriqueceu a formação dos discentes no curso de licenciatura em Geografia ao vivenciar os ofícios da profissão docente especialmente no que se trata ao planejamento, concretização e avaliação de atividades em sala de aula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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