CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM A RESPEITO DO PROCESSO DE DOAÇÃO DE CADÁVERES E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTUDO DA ANATOMIA

Autores

  • Felipe de Oliveira Vasconcelos
  • Kevyn Alisson Nascimento Gurgel
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudar anatomia na graduação da área da saúde é um componente básico que está presenta na vida dos estudantes ao ingressarem nos cursos ainda nos semestres iniciais. Para a aquisição desse conhecimento de anatomia, é fundamental o estudo em peças de cadáveres a fim de aproximar os alunos da percepção da morte e seus significados, bem como do preparo teórico para o enfrentamento de patologias na vida profissional. Apesar disso, nos dias atuais, é encarado um problema quanto à crescente escassez de cadáveres doados às faculdades de medicina. Diante disso, é importante elencar o papel dos estudantes quanto à manutenção desse método milenar para a difusão do conhecimento da anatomia, aliado a didáticas de aprendizado inéditas e inovadoras. Sendo assim o conhecimento e a ciência dos alunos sobre o processo de doação é algo imprescindível na luta pela manutenção dessa prática e sua difusão de forma regularizada e com ética.OBJETIVO: Esse trabalho objetiva medir o grau de conhecimento que os alunos possuem em relação ao processo e funcionamento da doação de corpos para o estudo de anatomia. METODOLOGIA: Participaram da pesquisa 20 alunos do curso de enfermagem por meio de formulário eletrônico respondido online. RESULTADOS: A maioria dos alunos nunca leu sobre, não considera saber o básico sobre doação, dizem que não foi apresentado durante o curso e nem sabem sobre a lei 10406. Porém consideram importante difundir esse conhecimento na universidade. DISCUSSÃO: percebe-se que os estudantes não sabem ou sabem muito pouco sobre o processo de doação de cadáver nas faculdades de medicina. CONCLUSÃO: é importante que o conhecimento da doação de cadáver seja difundido nos cursos de graduação para que os estudantes tenham consciência da importância deste ato.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência