CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), instaurada em 2017 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, busca oferecer um ponto de partida para as propostas curriculares das unidades de ensino seja no âmbito público como privado. Contemplando todas as áreas de ensino, a Educação Física (EF), obviamente, está incluída e, na área destinada a mesma, houveram modificações em relação aos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que buscam apresentar uma visão mais abrangente da EF Escolar. Desde modo vê-se a necessidade de conhecer a BNCC para uma prática docente atualizada e eficaz. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos da disciplina de EF no Ensino Fundamental e Médio sobre a BNCC. A metodologia qualitativa contou com a aplicaão de um questionário com 5 questões objetivas que abordaram a temática da EF de acordo com a BNCC e 2 questões subjetivas referentes a opinião dos alunos. Participaram 21 alunos do curso de EF Licenciatura do turno noturno entre o 5º e 8º semestre. Em relação as questões sobre as unidades temáticas e dimensões de conteúdos tiveram a mesma quantidade de acertos onde 66,7% marcaram a opção correta. No que diz respeito a questão sobre as competências especificas da EF e sobre as categorias de esportes, somente 52,4% acertaram e referente a temática que não é utilizada nas séries iniciais houve um maior número de acertos (85,7%). Em relação aos pontos positivos, os alunos mencionaram a orientação e esquematização dos conteúdos presentes na BNCC, mas em relação aos negativos acreditaram que a mesma restringe a atuação docente e sua importância está ligada a regulação, direcionamento e sequencia pedagógica. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes possuem um bom conhecimento sobre a BNCC além de conseguirem pontuar de forma coesa, críticas em relação a mesma, o que colabora diretamente na sua prática docente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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