CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ADQUIRIDOS EM ANATOMIA E HISTOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS PRÁTICAS DO MÓDULO PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS

Autores

  • Julio Cesar Dantas Oliveira Paiva
  • Marcia Valeria Pitombeira Ferreira

Resumo

INTRODUÇÃO: É preciso conhecimento prévio em matérias básicas para o aprendizado da Patologia. Novos conhecimentos são ancorados mais facilmente nos já existentes. OBJETIVO: Avaliar dificuldades dos alunos no módulo de patologia em relação à anatomia e histologia e se o módulo supriu possíveis dificuldades. METODOLOGIA: Estudo quantitativo-qualitativo feito com estudantes da FAMED-UFC-Fortaleza que cursaram o módulo “Processos Patológicos Gerais” em 2019 por meio de um questionário de 11 perguntas objetivas. RESULTADOS: De 112 alunos avaliados, 64% classificaram os conhecimentos prévios de anatomia em bom ou ótimo; 80% tiveram muita ou regular dificuldade nos estudos morfológicos; 76% pouca ou nenhuma dificuldade de compreender as necropsias; 62% pouca ou nenhuma dificuldade em relação à anatomia no módulo como um todo; 98% acharam que o módulo ampliou os conhecimentos em anatomia; 85% acharam que a metodologia do módulo ajudou a suprir dificuldades em anatomia; 63% classificaram os conhecimentos prévios em histologia em bom ou ótimo; 76% tiveram muita ou regular dificuldade em identificar estruturas histológicas nas aulas de microscopia; 63% muita ou regular dificuldade em relação à histologia no módulo como um todo; 84% acharam que o módulo ampliou os conhecimentos em histologia e 75% acharam que a metodologia do módulo ajudou a suprir dificuldades em histologia. CONCLUSÃO: Embora a maioria dos alunos achasse ter bom conhecimento prévio em anatomia e histologia, sentiram dificuldade nos estudos morfológicos e aulas de microscopia. A anatomia patológica macro e microscópica é complexa e o reconhecimento das alterações patológicas requer habilidades que estavam sendo construídas durante o módulo. Nas necropsias houve maior facilidade, pois o professor mostrava os órgãos e já explicava o que estava alterado. A metodologia das aulas práticas foi efetiva em suprir dúvidas e ampliar os conhecimentos da maioria dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência