CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS PARA ENSINO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Mayara Maria Silva da Cruz Alencar
  • Isaac Mendes Donato
  • Rachel Gabriel Bastos Barbosa

Resumo

Introdução: Para que um processo de ensino-aprendizagem efetivo seja estabelecido, é necessário diferentes artifícios. A enfermagem firmou-se como profissão de nível universitário, busca sempre melhorar o ensino de futuros enfermeiros. Para tal, utiliza de diferentes metodologias e materiais, dentre eles a tecnologia leve dura. Objetivo: Descrever a experiência da construção de vídeos para ensino de instrumentos de avaliação funcional utilizados na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado nas atividades de monitoria em Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso da Universidade Federal do Ceará, no mês de outubro de 2019, em Fortaleza – Ceará. Os instrumentos foram selecionados de acordo com sua aplicabilidade e, em seguida, realizado uma gravação de vídeo composta pela simulação da execução prática dos questionários que avaliam a saúde do idoso. Resultados: Foram gravados vídeos mostrando a aplicação de instrumentos usados para a avaliação funcional do idoso que seriam usados nos campos de estágio da disciplina, com o intuito de trazer para a monitoria a experiência que futuramente os alunos teriam nos campos de estágio. Pode-se explorar, através das simulações, dúvidas relacionadas à aplicação dos instrumentos comuns aos estudantes, bem como demonstrar situações atípicas que os alunos poderiam se deparar. As gravações permitiram que os instrumentos fossem explorados afim de torná-los, mais aplicáveis aos alunos. Por fim, a construção dos vídeos propiciou um modelo demonstrativo da aplicação prática da avaliação funcional em idosos para as futuras turmas. Conclusão: Os vídeos auxiliaram os estudantes a compreenderem como seria a utilização dos instrumentos, bem como as dificuldades já vivenciadas pelos autores e simuladas nas gravações. Logo a tecnologia leve dura mostrou-se relevante na aprendizagem, além de reduzir riscos aos idosos durante a avaliação funcional no campo de estágio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência