CONSTRUÇÃO DO MANUAL DE PROTOCOLOS E PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO DAS CLÍNICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA UFC, FORTALEZA

Autores

  • Gabriella Paiva CidrÃo Silveira
  • Cristiane Sa Roriz Fonteles

Resumo

Os conteúdos abordados na disciplina Farmacologia Clínica, procuram desenvolver o raciocínio do aluno a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreenderem o mecanismo de ação, efeitos, interações, e reações adversas dos principais fármacos utilizados nas práticas de Odontologia. Sendo assim, a construção do manual de protocolos e a prática de prescrição das clínicas do curso de odontologia tem como objetivo orientar e unificar os conhecimentos passados na disciplina de farmacologia com as disciplinas que possuem o hábito de realizar prescrições medicamentosas. Por consequência, o aluno de Odontologia no momento que puser em prática os conhecimentos adquiridos, farão em sintonia com os protocolos de cada setor/área. A partir da mediação do discente, das experiências práticas vivenciadas pela monitora e da colaboração dos professores das disciplinas clínicas do curso de odontologia, foram montadas aulas de casos clínicos com objetivo de ilustrar a prática profissional. Concomitantemente, foram obtido as informações necessárias para que se iniciasse a montagem do manual, contendo de forma objetiva um guia de como o aluno deve proceder nas principais situações clínicas desde o diagnóstico das patologias orais até a prescrição dos fármacos necessários para determinado caso, a fim de contribuir com a melhoria da saúde do paciente. Dessa forma, conclui-se que a inserção ilustrativa de práticas vivenciadas nas clínicas durante o ensino teórico é de extrema importância para o aluno, visto que, serve de estímulo para a reflexão e a criação de uma postura crítica frente a eventos problematizadores. Da mesma forma que a conclusão do manual de protocolos se torna imprescindível para direcionar os alunos frente às condições experimentadas nas clínicas durante o curso de graduação e garantir um atendimento qualificado e seguro para os pacientes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência