CONSTRUÇÃO DO MANUAL DE PROTOCOLOS E PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO DAS CLÍNICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA UFC, FORTALEZA
Resumo
Os conteúdos abordados na disciplina Farmacologia Clínica, procuram desenvolver o raciocínio do aluno a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreenderem o mecanismo de ação, efeitos, interações, e reações adversas dos principais fármacos utilizados nas práticas de Odontologia. Sendo assim, a construção do manual de protocolos e a prática de prescrição das clínicas do curso de odontologia tem como objetivo orientar e unificar os conhecimentos passados na disciplina de farmacologia com as disciplinas que possuem o hábito de realizar prescrições medicamentosas. Por consequência, o aluno de Odontologia no momento que puser em prática os conhecimentos adquiridos, farão em sintonia com os protocolos de cada setor/área. A partir da mediação do discente, das experiências práticas vivenciadas pela monitora e da colaboração dos professores das disciplinas clínicas do curso de odontologia, foram montadas aulas de casos clínicos com objetivo de ilustrar a prática profissional. Concomitantemente, foram obtido as informações necessárias para que se iniciasse a montagem do manual, contendo de forma objetiva um guia de como o aluno deve proceder nas principais situações clínicas desde o diagnóstico das patologias orais até a prescrição dos fármacos necessários para determinado caso, a fim de contribuir com a melhoria da saúde do paciente. Dessa forma, conclui-se que a inserção ilustrativa de práticas vivenciadas nas clínicas durante o ensino teórico é de extrema importância para o aluno, visto que, serve de estímulo para a reflexão e a criação de uma postura crítica frente a eventos problematizadores. Da mesma forma que a conclusão do manual de protocolos se torna imprescindível para direcionar os alunos frente às condições experimentadas nas clínicas durante o curso de graduação e garantir um atendimento qualificado e seguro para os pacientes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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