CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino aprendizagem que contribui para a formação acadêmica do monitor e dos alunos de determinada disciplina. Esta forma de apoio pedagógico tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos discentes e sanar possíveis dúvidas surgidas em sala de aula, além de estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias à prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência como monitora voluntária da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva do curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da monitoria de Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva. A disciplina teórico-prática é ofertada no oitavo semestre do curso de graduação em enfermagem e trabalha conhecimentos na área de saúde da mulher, infecções sexualmente transmissíveis, sexualidade, dentre outros temas. O período da monitoria ocorreu de março a novembro de 2019 e abrangeu duas turmas com cerca de 30 alunos cada. Contando com quatro monitoras, uma remunerada e três voluntárias, as monitorias ocorriam duas vezes na semana por um período de uma hora, além de serem ofertadas monitorias online durante feriados e resumos para as provas. Resultados: As monitorias objetivavam, principalmente, aperfeiçoar as habilidades práticas dos alunos em situações como consultas de enfermagem no pré-natal, prevenção do câncer de colo de útero e manejo durante o trabalho de parto e parto, com treinamento em laboratório. Além disso, era estimulado o desenvolvimento do raciocínio clínico por meio de estudos de caso e situações problema. Conclusão: Por meio do exercício da docência, foi possível para as monitoras, que já estavam no último ano da graduação, aprofundar e aprimorar corretamente as práticas da assistência, bem como relembrar conhecimentos que, muitas vezes, se perdem durante os semestres posteriores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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