CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA

Autores

  • Geovana Monteiro de Oliveira
  • Deyse Maria Alves Rocha
  • Magdiel Akbor Alves da Silva
  • Silvania Maria Mendes Vasconcelos
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Resumo

Introdução:A Monitoria é uma atividade extracurricular que objetiva despertar o interesse pela docência e pela pesquisa, mediante o desempenho de atividades ligadas ao ensino, e é uma forma integrada de construção dos conhecimentos relativos a determinada disciplina. Por conta disso, tornam-se imprescindíveis as discussões acerca da disciplina de Farmacologia entre o docente, o monitor e a turma, para que se possa alcançar uma real democracia na relação docente-discente, bem como uma construção coletiva do conhecimento.Objetivo: Relatar as contribuições das monitorias da disciplina de Farmacologia na vida acadêmica. Metodologia: A disciplina de Farmacologia é um componente curricular da formação acadêmica dos alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, sendo desenvolvida no quarto semestre do curso. Tendo conteúdos teóricos e discussões com práticas de casos clínicos, motivando o acadêmico a capacitar-se em conhecimentos integrados de farmacologia na área de Enfermagem. As monitorias ocorrem nas salas antes das aulas onde há a resolução de casos clínicos e questões acerca dos assuntos tratados nas aulas passadas. Os estudos complementares e o apoio às aulas em monitorias têm horários semanais de 12 horas. Resultados: Dentre os aspectos positivos do projeto da monitoria para os alunos, podemos destacar: maior habilidade, esclarecimento de dúvidas e uma didática/atenção do monitor para com os colegas. Como forma de incentivo para a melhoria do projeto de monitoria, pode-se citar a revisão dos assuntos aplicados nos grupos de discussão principalmente nos últimos módulos, onde há uma maior dificuldade em compressão dos assuntos por parte da turma. Conclusão:Ao participar do programa de monitoria da disciplina de Farmacologia foi possível desenvolver autonomia, apoiar e incentivar a interação aluno e professor, melhorar o desempenho nas atividades acadêmicas tais como a produção de trabalhos científicos e despertar o interesse pela docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência