CRIAÇÃO DE PRANCHAS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL DA CATALASE PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO

Autores

  • Ruana Silva Sousa
  • Rafael Guimarães Gomes da Silva
  • Maria Izabel Gallao

Resumo

A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação elencam que todos os brasileiros tem o direito de acesso e manutenção na educação em todos os níveis, inclusive os indivíduos que apresentam alguma deficiência. A inclusão é bastante fomentada na educação básica, em contrapartida, no ensino superior há uma enorme carência de metodologias que facilitem o ensino para alunos com necessidades especiais, embora as políticas afirmativas tenham facilitado à entrada desses estudantes a manutenção destes é um impasse. Deste modo, esse trabalho objetiva criar pranchas da prática de catalase para alunos com baixa visão. Na criação das pranchas foram utilizados os materiais da prática de catalase: peróxido de hidrogênio, pipeta volumetrica, tubos de ensaio, carne, figado, tomate, folha de papola e batata. O experimento consiste em colocar peróxido de hidrogênio sobre os materiais biológicos analisados e notar o aparecimento ou não de bolhas, uma vez que o material que apresenta a enzima catalase consegue transformar o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. Ao longo das reações foram feitas fotos através da câmera de celular de 16 megapixels, depois as melhores imagens foram aumentadas e impressas em folhas A3 e plastificadas, e colocado a descrição da reação em braille. A escrita em braille das reações foi realizada pela secretaria de acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, mediante solicitação. Ao todo foram produzidas 5 pranchas das reações ocorridas no experimento da catalase. A criação desse material representa para alunos de baixa visão a capacidade de acompanhar e entender o experimento que envolve uma enzima muito importante para os organismos vivos. Deste modo, conclui-se que iniciativas como esta devem ser tomadas pela universidade para que de fato alunos com deficiências sejam incluídos no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência