CRIAÇÃO DE UM BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LINGUÍSTICA AOS ALUNOS DO CURSO LETRAS LIBRAS.

Autores

  • Itallo Fernandes Carvalho
  • Cauê Jucá Ferreira Marques
  • Carlos Humberto Cruz Silva
  • Wesley Militão Fernandes Mendes
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em Letras – Libras da Universidade Federal do Ceará, durante o Programa de Iniciação à Docência – PID. Com o desenvolvimento crescente das tecnologias e a propagação da internet aliado à emersão de ambientes comunicacionais acessíveis (Gomes, 2005 apud GARGALAKA, 2012), foi elaborado um blog destinado aos estudantes do primeiro semestre do curso de Letras – Libras (UFC) da disciplina de “Teoria Linguística”. Como metodologia dessa atividade de PID, desenvolvemos um blog, intitulado “10 minutos de Linguística”, que tem por objetivo dinamizar a interação entre alunos-alunos, alunos-professores, alunos-bolsistas, bem como possibilitar o estudo dos conteúdos em qualquer lugar, de forma rápida e prática, a partir de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e textos curtos feitos pelo próprio monitor PID, incorporados aos materiais didáticos disponibilizados pelos professores envolvidos no projeto “Relação entre Teoria e Prática nos Estudos Linguístico da Libras”, todos postados no blog. Espera-se que com esta ferramenta, possamos possibilitar discussões teóricas sobre os textos estudados em sala, e ainda divulgar resumos e comentários em Libras para que todos os estudantes acadêmicos do curso Letras Libras tenham acesso e possam também interagir na construção desse ambiente de conhecimento virtual.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência