CRÔNICAS AFETIVO-INSTITUCIONAIS EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM PSICOLOGIA
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar e discutir as atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria da disciplina de Psicologia Escolar/Educacional II, vinculada ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As atividades foram elaboradas tendo como eixo norteador uma perspectiva crítica de atuação na área, articulando referenciais teórico-metodológicos da Análise institucional e de metodologias participativas, como a pesquisa-intervenção. Destaca-se a proposição aos alunos de visita às instituições escolares, com as quais mantiveram vínculos durante seu percurso formativo. Por meio de entrevistas com psicólogos e/ou gestores, análise dos espaços, conversas com atores da comunidade escolar, estudo dos projetos pedagógicos, os estudantes desenvolveram relatos na forma de relatórios ou contos. A possibilidade de narrar essa experiência em formato diferente do formato de artigo acadêmico foi uma oportunidade de elaborar coletivamente problemas no campo da Psicologia Escolar, sem se desvincular de aspectos da vivência pessoal. A realidade trazida nas narrativas contemplaram uma diversidade de modelos e práticas escolares, aproximando os estudantes dos desafios atuais à atuação em psicologia em contextos escolares. Ressalta-se que criar contos/crônicas favoreceu o exercício inventivo da turma e uma disponibilidade ao encontro com a Educação. Por último, os textos poderão constituir um tipo de suporte didático em disciplinas futuras, ao mesmo tempo, que desafiaram a elaboração de outros trabalhos que aliassem o relato das vivências a um plano político e social em suas continuidades e descontinuidades históricas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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