CURRÍCULO X MERCADO: UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE FORTALEZA FRENTE ÁS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Mariana Santos Barbosa
  • Beatriz Matias Oliveira
  • Carlos Adriano Santos Gomes

Resumo

As competências exigidas do profissional de contabilidade no mercado atual são cada vez mais variadas, principalmente pela era da informação na qual é crescente a participação das mais diversas profissões. A tecnologia exige dos profissionais competências e habilidades específicas, que até poucos anos atrás eram abordadas de maneira secundária pelos cursos disponíveis no ensino superior. Com o passar do tempo, os cursos ofertados pelas instituições de ensino superior necessitam de atualizações que proporcionem aos estudantes a capacitação equiparada às exigências de mercado. Com o objetivo saber se o estudante e o recém formado no curso de ciências contábeis egressa da universidade pronto para suprir a demanda do mercado de trabalho, o presente artigo propõe a análise das estruturas curriculares, e suas respectivas disciplinas, de todos os cursos de contabilidade das instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. A análise será feita com base na classificação de todas as disciplinas ofertadas pelos cursos junto com a mensuração daquilo que é exigido em termos de habilidades e competências do profissional de contabilidade atualmente. Com a realização desse estudo, haverá à disposição das instituições de ensino superior um panorama da situação da eficácia do ensino que poderá promover modificações e melhorias na qualidade da educação, bem como propor alterações nas grades curriculares a fim de equiparar o que a universidade oferece e o que o mercado profissional exige.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência