DA TEORIA À PRÁTICA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ana Leticia Farias Barroso
  • Tainá Rocha Josino
  • Vamberto Benício de Oliveira Júnior
  • Kelen Gomes Ribeiro

Resumo

Introdução: A monitoria acadêmica constitui-se de um instrumento de ensino aprendizagem que auxilia a compreensão e a produção do conhecimento universitário, por intermédio, principalmente, do aprimoramento da habilidade de docência do monitor. Objetivo: Relatar a experiência como monitora e o acompanhamento dos alunos. Metodologia: Realização de encontros com professor-orientador para planejamento, desenvolvimento e avaliação da disciplina. Atividade com estudantes, com utilização de metodologia problematizadora e vivencial, abordando aspectos do saber científico e do desenvolvimento pessoal estudantil, destacando temas da educação médica e saúde. Além disso, disponibilização de contato com uso das tecnologias digitais, numa perspectiva de complementariedade. Resultados: Foi observado o crescimento dos alunos no que tange à produção científica e ao conhecimento das normas que regem sua escrita durante o semestre. Utilizando-se do Método Científico, antes visto como extremamente complexo pela maioria dos alunos, houve a realização de um trabalho longitudinal de pesquisa o qual insere alunos no contexto maior da disciplina: o estudo científico. A presença de monitores nesse acompanhamento fez-se de extrema valia, pela proximidade e maior contato com os alunos para sanar dúvidas, facilitando o processo de aprendizagem. Através dessa assistência e do ministro de aulas para os discentes, amplia-se a formação acadêmica e humana do monitor. Foi, também, trabalhada a expressão de uma linguagem clara e coesa em apresentações, o que acrescenta no desenvolvimento pessoal do aluno. Conclusão: A monitoria, por fornecer sólida relação aluno-monitor e proporcionar experiências de docência para o estudante, é positiva no desenvolvimento tanto técnico quanto social do aluno de iniciação à docência. Este, assim, atua na melhoria do processo ensino-aprendizagem, promovendo cooperação acadêmica entre alunos e professores e ratificando conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência