DESAFIO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE BÁSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO
Resumo
O processo ensino-aprendizagem para a disciplina de Contabilidade Básica é complexo, na medida em que representa o contato inicial dos discentes com a linguagem da contabilidade. Essa complexidade acentua-se quando é necessário adaptações para o contexto de alunos com necessidades específicas, como é o caso dos discentes surdos. Nesse sentido, a pesquisa objetivou evidenciar os principais obstáculos em relação ao ensino-aprendizagem na disciplina de Contabilidade Básica para discentes surdos nas universidades federais e instituições de ensino técnico. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Aplicou-se uma revisão de literatura, a fim de atingir o objetivo do estudo. Dessa forma, os principais obstáculos contemplaram o despreparo dos professores e equipe diretiva para trabalhar na inclusão do aluno, no que se refere ao conhecimento e sensibilidade em relação à surdez, aulas e materiais didáticos adaptados com termos técnicos. Mediante tais obstáculos, foram destacadas as dificuldades dos alunos surdos para resolução de atividades de contabilidade em sala de aula e verificou-se que a inclusão do aluno no curso dá-se principalmente pelo intérprete (HIRATA; DUTRA; STORTO, 2013; SANTOS, 2018). Os resultados evidenciaram que é necessário não somente uma mudança na metodologia de ensino a surdos nas universidades federais e instituições de ensino técnico, mas também é preciso uma reestruturação no ensino básico e médio a esse público, que por muitas vezes pode deixar pendências no conhecimento base do aluno para ingressar no ensino profissionalizante e superior. Sugere-se, portanto, a criação de um sinalário de contabilidade, além de ações didático-pedagógicas voltadas para o ensino de surdos, como vídeos com legendas para auxílio na aula, uso mais organizado da lousa na explicação, atividades com escrita em Libras e melhor preparação dos intérpretes acerca dos conhecimentos da disciplina, contribuindo, dessa forma, para o processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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