DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM MONITORIAS DA DISCIPLINA DE GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E ENFERMAGEM

Autores

  • Fabio Lopes de Souza
  • Ana Suely dos Santos
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Introdução: Como gestor de seu serviço e equipe, o enfermeiro precisa de habilidades e competências essenciais ao desempenho de suas atividades. Logo, a aquisição de conhecimentos gerenciais na graduação, auxiliada por tecnologias integrativas, provê o alicerce para que futuros profissionais se desenvolvam como líderes aptos. Objetivo: Relatar a experiência, como monitor da disciplina de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem na utilização de tecnologias de auxilio a aquisição de habilidades e competências gerenciais. Metodologia: Relato de experiência das atividades de monitoria da disciplina de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem, ofertada pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no período letivo de 2019.1 a 2019.2, com os alunos da disciplina descrita. Procurou-se associar o uso de novas tecnologias, como aulas por “streaming” e simulações realísticas, às tradicionais, como atividades expositivas auxiliadas por sistemas multimídia, rodas de discussão e estudos dirigidos, em formato digital, com questões embasadas na literatura. Resultados: Foi observado que tecnologias dependentes de recursos digitais mais avançados, como as aulas por “streaming”, obtiveram menor adesão que as tradicionais, o que não foi observado quanto às simulações realísticas. As tecnologias tradicionais foram bem aceitas pelos discentes, sem dificuldades significantes quanto à sua utilização. Conclusão: As novas tecnologias, como o “streaming”, embora se caracterizem como uma boa alternativa de ensino devido à sua flexibilidade de tempo e comodidade de espaço, se mostram de difícil utilização devido à necessidade de obtenção de dispositivos tecnológicos de alto custo por parte dos discentes. Por outro lado, a simulação realística, associada a meios tradicionais de ensino, se mostrou eficaz, ao passo em que cumpre seu objetivo de aprimorar habilidades e competências gerenciais com fácil aplicação e boa adesão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência