DESCRIÇÃO DE AMOSTRA: PARTICIPANTES DO PROJETO DE POLIFARMÁCIA
Resumo
Introdução Este trabalho buscou averiguar se existia um real entendimento de médicos e estudantes de medicina quanto as dificuldades enfrentadas por pacientes acometidos por diversas enfermidades, os quais utilizam diversos medicamentos diariamente. Objetivo Conscientizar indivíduos inseridos no sistema de saúde quanto a importância de compreender as dificuldades enfrentadas por pacientes submetidos a um regime de polifarmácia Metodologia Estudo de caráter descritivo, realizado em uma instituição de Ensino Superior do município de Fortaleza-CE, no período de Novembro de 2019. Foram utilizados como recursos metodológicos para a realização desta atividade registro da utilização de 9 capsulas placebo, diariamente, por um período de 7 dias, fornecidas pela Farmácia Escola da Universidade Federal do Ceará por 13 indivíduos inseridos no Hospital Universitário Walter Cantídio, sendo estes 9 profissionais especialistas e 4 alunos no internato. Resultado Apesar de se esperar que, por estes indivíduos já possuírem o conhecimento quanto a importância de se utilizar os medicamentos prescritos conforme a posologia recomendada, houve enorme dificuldade de se cumprir com a posologia estabelecida, não havendo 1 participante que tenha conseguido tomar todas as 63 cápsulas no período estabelecido. Conclusão Nota-se que a relação médico-paciente, a qual deveria ser de caráter intimista, visto que o paciente confia informações pessoais e seu futuro bem-estar a adequada conduta médica, não possui um entendimento empático suficiente quanto as dificuldades enfrentadas pelo paciente que é submetido a um regime de polifarmácia, visto que nenhum dos participantes foi capaz de seguir adequadamente o regime para o qual foram submetidos. No entanto, muitas vezes, vemos reclamações por parte do médico com o paciente por não ter seguido o regime estabelecido, sem, no entanto, tentar entender o motivo real de tal dificuldade. Logo é necessário maior empatia por parte desses indivíduosPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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