DESENHOS ESQUEMÁTICOS DE LAMINÁRIO: CAULE PRIMÁRIO DE ABOBOREIRA (CURCUBITA PEPO L.)

Autores

  • Tiago Barbosa da Silveira
  • Marcos Roberto de Lima Filho
  • Arlete Aparecida Soares
  • Robson de Jesus Mendes
  • Robson de Jesus Mendes
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Resumo

Um desenho é uma representação visual que retrata qualquer tipo de conteúdo, como as estruturas observadas ao microscópio de luz por discentes de graduação durante aulas práticas. É difícil imaginarmos o ensino, ou mesmo a biologia, sem o uso de representações visuais. Esquemas são uma ferramenta poderosa no processo de aprendizado, facilitando a memorização e o reconhecimento de estruturas biológicas. No que tange a Anatomia Vegetal, os esquemas das lâminas vistas durante as aulas práticas são indispensáveis no processo de memorização e aprendizagem, uma vez que tais esquemas auxiliam os alunos a reconhecer as estruturas (i.e. células e tecidos vegetais) que foram visualizadas nas aulas práticas. Independente do tamanho das turmas, temos alunos com diferentes inteligências aprendendo sobre um mesmo tema, no caso em questão, a Anatomia Vegetal. Dessa forma, é de se esperar que nem todos os alunos sejam capazes de fazer esquemas informativos, uma vez que nem todos possuem a facilidade ou praticidade em esquematizar. Mesmo considerando que os esquemas devem ser informativos e não desenhos artísticos perfeitos, muitos alunos têm dificuldade na hora de esquematizar. Assim, devido a demanda dos próprios alunos por esquemas previamente confeccionados, esse projeto teve como objetivo utilizar durante as aulas práticas, desenhos esquemáticos já confeccionados. Foi escolhido o caule de aboboreira (Cucurbita pepo L.) em desenvolvimento primário para ser ilustrado. O desenho esquemático foi entregue aos alunos para que os mesmos colorissem os tecidos vegetais de forma a identificar os mesmos com cores diferentes. Em uma turma com 32 alunos, ~63% dos alunos preferiram o esquema já pronto onde eles apenas identificaram os tecidos, ~25% não sentiram diferença em receber o esquema já pronto em relação aos desenhos feitos por eles mesmos, enquanto ~12% não opinara. Assim, pretendemos continuar a desenvolver desenhos esquemáticos para os alunos dos próximos semestres.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência