DESENVOLVIMENTO DE APOSTILA FACILITADORA DE APRENDIZADO NA DISCIPLINA AC-0478-ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Carlos Alberto Nascimento Souto Junior
  • Patrik Luiz Pastori

Resumo

A entomologia tem grande relevância no curso de Engenharia Agronômica e, o conhecimento sobre a biologia, a ecologia e os métodos de controle dos artrópodes-praga é um dos pilares da Fitossanidade. A disciplina AC-0478 (Entomologia Agrícola) contempla em seu conteúdo programático a interação entre os insetos-praga e as plantas de relevância agrícola além dos métodos de controle desses artrópodes, consolidando então, os conhecimentos necessários para implementação de programas de manejo integrado de pragas (MIP). Devido à grande quantidade de informações discutidas durante a disciplina ao longo do semestre e a dificuldade que alguns estudantes apresentam em assimilar parte desse conhecimento, surge a figura do monitor que tem como papel auxiliar os estudantes no seu aprendizado, ministrando aulas de revisão, respondendo dúvidas e facilitando a comunicação entre turma e professor. Dentre as atividades realizadas em 2019 foi idealizada e confeccionada uma apostila para facilitar o aprendizado dos estudantes, contendo o conteúdo programático de forma concisa e, utilizando cores para correlação de tópicos, imagens e mapas mentais ao final de cada capítulo. Por fim, inclui ainda um guia de associação entre culturas de relevância agronômica e suas respectivas pragas-chave. As informações constantes na apostila foram obtidas de notas de aula coletadas ao longo dos semestres anteriores e de materiais sugeridos no plano de ensino. A apostila foi disponibilizada no site da Biblioteca (UFC): [http://www.repositoriobib.ufc.br/000050/000050b6.pdf] recebendo contribuições positivas e elogios de alguns estudantes. Em virtude dos feedbacks recebidos, o objetivo principal do desenvolvimento de tal material didático foi atingido visto que houve melhor assimilação das informações pelos estudantes matriculados e também relatos de estudantes de semestres mais avançados que desejavam obter mais informações e relembrar conteúdos ministrados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência