DESENVOLVIMENTO DE APOSTILA PARA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Gabriel de Sousa Correia
  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos

Resumo

No século 21, o acesso a informação passa a ser abundante. Com aumento do acesso a internet, o acesso a livros, filmes, textos e pessoas, torna-se muito menos dificultoso. As fontes de informação se tornam bastante numerosas e quase qualquer dúvida pode ser esclarecida com uma busca rápida na rede. Dessa forma, os desafios dos alunos em adquirir conhecimento se tornam bastantes diferentes, assim como os dos autores de livros, ao escreverem obras didáticas. Nessa panorama, uma apostila deve ter como objetivo trazer uma compilações de informações enxutas e diretas e, no mesmo capítulo, conciliá-las com espaços para abordagens críticas e subjetivas sobre o tema. Não se deve permitir que a informação seja muito prolixa, já que a sociedade tem exigido respostas rápidas, e outras plataformas de informação podem fornecer aquela mesma informação em segundos. Ainda assim, se deve abordar os assuntos com a amplitude e profundidade necessária para a boa formação do aluno, prezando pela excelência. A solução para esse entrave está na sistematização visual da informação, permitindo uma leitura sempre dinâmica e "hiperlinkada" com alto valor didático. Os conteúdos devem ser bastante profundos, mas permitir que a leitura seja seccionada, permitindo ao leitor decidir o volume de informação que deseja receber naquele momento, permitindo uma leitura não-sequencial e também autônoma. Isso facilita o entendimento e a apropriação do conhecimento em situações práticas. Assim está sendo pensada a apostila de materiais de construção civil. Os capítulos são sistatizados, com balizadores de leitura, definições enxutas, destaques claros e espaçados. Todo capítulo contém informações atuais e relevantes sobre o tema, divididos em: função, contextos de uso e de fabricação, requisitos técnicos, importância financeira, cultural e ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência